Caros Ameeples

Boardgames

Uma nota de carvalho e um leve aroma de tâmaras do Magreb

Outro dia, considerando minha capacidade intelectual reduzida, estava ruminando alguns pensamentos rememorando uma opinião manifestada pelo grande Onça, de que jogadores habituais perderam o fascínio pela novidade e pelo lúdico, tornando-se uma espécie de críticos blasè.

Isso casou com uma notícia recente que li no Estadão sobre enologia, na qual toda aquela pose na degustação de vinhos esconde a influência de fatores externos, como rótulos: marcas famosas predispõe os especialistas a opiniões mais favoráveis e por aí ia. A reportagem ainda mencionava aspectos físicos que limitariam a capacidade de se emitir as opiniões às vezes poéticas de enólogos e sommeliers sobre vinhos, uma vez que apenas seria possível distinguir um determinado número de odores e sabores, o que estaria muito longe dos versos alexandrinos que às vezes são compostos pelos críticos.

Transporte isso para críticos de cinema e teremos também a questão do gosto travestida numa arrogância e prepotência intelectual sem tamanho. Muitas vezes os diretores de filmes devem vibrar com os críticos, pois estes atribuem uma inteligência e uma multiplicidade de sentidos e significados para a obra que vão muito mas muito além do “filmei uma boa história”. Basta ler comentários e entrevistas de diretores e comparar com as críticas que vocês perceberão a validade da minha conclusão.

Então por que me atrevo a colaborar com um blog que se dedica primordialmente a ter opinião sobre jogos de tabuleiro? Por que ainda não atingimos qualquer grau de prepotência sobre nossas opiniões, porque as consideramos apenas como isso: opiniões. Ao menos eu penso assim.

Deste modo lembre-se que os nossos respectivos gostos influenciam muito do que escrevemos. Mantenha seu filtro aberto. Outro filtro importante é que realmente até certo ponto sou forçado a concordar com o Onça, pois a fartura de opções que temos e um bom acesso a inúmeros títulos provocam uma sensação de saciedade que apenas grandes novidades podem superar. É o mesmo que tentar oferecer alguma iguaria para alguém após um lauto e completo jantar numa cantina italiana.

Todavia estamos nos esforçando para criar um ambiente de debates para tentar oferecer um feedback sobre jogos e porque é legal discutir um assunto sobre o qual gostamos. Então, ainda que você sinta notas de madeiras e aromas exóticos em qualquer coisa, fale, não teremos pudores em comentar.

8/julho/2011 - Posted by | opinião

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário